O Projeto Ghente pergunta qual a sua opinião:

A escola de samba vice-campeã do Carnaval carioca de 2004 , Unidos da Tijuca, levou para a passarela do samba um enredo que fala dos avanços da ciência:" O Sonho da Criação e a Criação do Sonho: a Arte da Ciência no Tempo do Impossível" . O grande destaque foi um carro alegórico que representou a cadeia de DNA humano.


 Fotos de Márcia Foletto e Marco Antônio teixeira, respectivamente.

Dê a sua opinião: Você acha que o carnaval é uma boa oportunidade para levar informações sobre o genoma humano para o grande público?

A seguir, o texto que consta no site da escola sobre a alegoria.

Na tentativa de "brincar de Deus", do milenar desejo do homem de dar vida a outro homem e driblar a morte, vem o sonho que dará partida a nossa próxima viagem. Nossa máquina do tempo chega ao século XX. Um tempo onde o homem conseguiu decifrar o poderoso código que comanda nosso corpo: o DNA. Esse setor anuncia as experiências de manipulação da própria vida. A manipulação dos genes nos colocou diante de uma tecnologia que pode dar origem a novos seres vivos. A clonagem de mamíferos já é uma realidade e nos coloca diante de um conflito ético de proporções ainda não imaginadas: o clone humano. Ao mesmo tempo que o mapeamento do genoma humano promete identificar as causas de muitas doenças, é temerário imaginar o futuro de seres humanos com capacidades e características escolhidas antes de nascer. A conquista do
DNA é a antiga tentativa do homem de alcançar a imortalidade.

Fonte:www.unidosdatijuca.com.br

Opiniões:

Belíssima iniciativa da escola Unidos da Tijuca de levar para a avenida um tema importante como o desenvolvimento da ciência. O carnaval é uma ótima oportunidade de levar temas como DNA, clonagem , manipulação genética para o grande público, que no seu dia-a-dia não tem acesso a este tipo de discussão e na avenida é convidado a discutir de forma leve e prazerosa assuntos que vão mudar suas vidas em um futuro próximo. Parabéns ao carnavalesco, que com muita coragem e criatividade conseguiu enfrentar a difícil tarefa de traduzir para a linguagem popular as questões éticas que envolvem a manipulação genética. O povo não pode ficar fora destas discussões .

Karla Bernardo.

Informação sempre é importante, inclusive no carnaval. Infelizmente, a maior parte da população não tem acesso a este tipo de assunto, o que é um erro. Todos deveriam saber primeiro através da escola.

Patrícia Seixas


Acho muito interessante esta nova modalidade de informação, afinal, permite a revelação daquilo que a comunidade científica se empenha a serviço da sociedade. O carnaval carioca está de parabéns quanto a elevação da utilidade pública no caso do carro do DNA em detrimento da cultura inútil apresentada pelo tema Kamasutra. Desejamos saber somente o que vale á pena!

Maria Helena Lino


Foi a coisa mais marcante deste carnaval. Ciência no carnaval é novidade positiva.

Suzana Borba

Achei que o trabalho foi muito bem realizado. O movimento de corpo sequenciado mostrou bem como seria o movimento dos gens na cadeia de DNA.

Leila Longa


O povo é tão desinformado, que vale tudo com o objetivo de levar alguma cultura para quem assistiu o desfile .

Adriana Moreira


Achei oportuno aproveitar o momento onde milhares de pessoas ( na sua maioria de baixa renda) estão concentradas para assistir ao desfile das escolas de samba para levar a ciência para o sambódromo. A maioria não tem acesso á internet, aos jornais e aos principais meios de comunicação. A interatividade do carro com o público foi uma bela surpresa.

Micheli Meneguelli.


Dê abaixo sua opinião sobre o fato acima, e contribua para essa discussão!¹

Nome:

E-mail:


Comentários:²



¹ Seu comentário será avaliado e sendo aprovado será posto no ar em até 48 horas
² Evite fazer comentários com mais de 1000 caracteres