Legislação envolvendo células-tronco de cordão umbilical

Portaria Nº 2.381/GM de 29 de setembro de 2004 - Cria a Rede Nacional de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário para Transplantes de Células-Tronco Hematopoiéticas (BrasilCord), e dá outras providências.

Portaria nº 903/GM Em 16 de agosto de 2000 - Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário

Resolução RDC Nº 153, de 14 de junho de 2004 - Determina o Regulamento Técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue, e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea.

Resolução ANVISA RDC Nº 190/03 - Determina Normas Técnicas para o funcionamento dos bancos de sangue de cordão umbilical e placentário.

Resolução CFM** 1544 de 09 de abril de 1999 - Bancos de sangue (amostra de sangue, cordão umbilical).

Saiba Mais

- Banco de cordão umbilical: Brasil busca auto-suficiência

- Perguntas e respostas com Dr.Luiz Fernando Bouzas, do INCa

- Veja como funciona atualmente o processo de criopreservação das células-tronco de cordão umbilical no INCa, no Rio de Janeiro

- Saiba as etapas para a construção do novo Centro de Transplante e a inovação tecnológica do INCa

- Como funciona a tecnologia Bioarquivo

- Critérios para ser uma doadora de cordão umbilical para a rede pública

- O que é Brasilcord?

- Artigo do Diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea, do Instituto Nacional do Câncer, Luís Fernando S. Bouzas. "Transplante de Medula Óssea em Pediatria e Transplante de Cordão Umbilical

- Veja.com: O que fazer com o cordão umbilical? - Coluna da pesquisadora Mayana Zats na Veja.com discorre sobre o armazenamento de células de cordão umbilical.