O que é Brasilcord?

Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) que constituiu um grupo de estudo para normatização técnica e legalização da atividade de BSCUP, no Brasil.
Desta iniciativa, originou-se a Portaria Ministerial nº 903/GM de 16/08/2000, e a RDC da ANVISA 153 de 14/06/2004, que regulamentou este procedimento e a base para a criação de uma rede nacional, a partir do BSCUP do INCA, de bancos de sangue e cordão umbilical e placentário, com o objetivo de beneficiar um maior número de receptores. Mais recentemente, a Portaria Ministerial, nº 2381 de 28/10/2004, criou oficialmente, em âmbito nacional, a Rede Brasilcord.

Participaram deste grupo os seguintes serviços:
INCA - CEMO
Hemocentro de Ribeirão Preto - SP
UNICAMP - Campinas - SP
Hospital Albert Einstein - São Paulo - SP

Futuramente, outras unidades e centros de TMO integrarão a rede.

Fonte: Site do INCa

Saiba Mais

- Banco de cordão umbilical: Brasil busca auto-suficiência

- Perguntas e respostas com Dr.Luiz Fernando Bouzas, do INCa

- Veja como funciona atualmente o processo de criopreservação das células-tronco de cordão umbilical no INCa, no Rio de Janeiro

- Saiba as etapas para a construção do novo Centro de Transplante e a inovação tecnológica do INCa

- Como funciona a tecnologia Bioarquivo

- Legislação envolvendo células-tronco de cordão umbilical

- Critérios para ser uma doadora de cordão umbilical para a rede pública

- Artigo do Diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea, do Instituto Nacional do Câncer, Luís Fernando S. Bouzas. "Transplante de Medula Óssea em Pediatria e Transplante de Cordão Umbilical

- Veja.com: O que fazer com o cordão umbilical? - Coluna da pesquisadora Mayana Zats na Veja.com discorre sobre o armazenamento de células de cordão umbilical.