Cientistas de todo país manifestam opinião favorável ao uso de Células-tronco embrionárias em pesquisa (06/2007)
Clique Aqui

MOVITAE lança protesto contra atuação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) (01/2007)
Em carta enviada ao Projeto Ghente, MOVITAE, Movimento em prol da Vida critica atuação da CONEP. Dê sua opinião Clique Aqui

Revista Radis: Células-Tronco (07/2006)
Veja a cobertura completa do evento "Células-tronco, possibilidades, riscos e limites das terapias no Brasil" realizada pela Revista RADIS, edição julho 2006.
A revista está na íntegra no formato Adobe Acrobat Reader (*.pdf)
Clique Aqui

Banco de cordão umbilical: Brasil busca auto-suficiência (06/2006)
Estado da arte: Técnica do duplo transplante é promissora. Clique Aqui
Alerta: Garantia da qualidade do sangue congelado preocupa especialistas. Clique Aqui
Criopreservação: Veja a estrutura atual do banco do INCa e o projeto de inovação tecnológica para 2008. Clique Aqui
Perguntas e respostas: Dr. Luiz Bouzas do INCa. Clique Aqui

Stem Cell Research in Brazil: A Difficult Launch (06/2006)
Marcelo Leite - Cell, Vol 124, 1107-1109, 24 March 2006
It has been one year since Brazil passed a law enabling scientists to work with human embryonic stem cells and to derive new stem cell lines from human embryos. But several major hurdles have put human embryonic stem cell research on hold.

Evento do Projeto Ghente (05/2006)
O Projeto Ghente realizou dia 18 de maio de 2006 o evento "Células-Tronco: possibilidades, riscos e limites no campo das terapias no Brasil"

Fraude na Ciência (01/2006)
Investigação aponta fraude em pelo menos nove linhagens de células-tronco obtidas por Woo-Suk Hwang, cujos últimos trabalhos estão sob suspeita. A fraude descoberta já é considerada uma das maiores da história da Ciência.

Uma chance para as pesquisas (março-abril/2005).
Nova Lei de Biossegurança é sancionada pelo presidente da república. Leia matéria sobre a aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias que ao mesmo tempo que levam esperança para milhares de pacientes causam indignação em boa parte da população que repudia a destruição do embrião congelado.

Bioética da proteção no uso de células-tronco (08/2004)
O filósofo Fermin Roland Schramm (Presidente da SBRio) disponibiliza texto apresentado no V Encontro de Bioética do Cremerj sobre Bioética da proteção no uso de células-tronco onde faz uma análise bioética da moralidade do uso das células-tronco, à luz das ferramentas da bioética da proteção.

Entrevista com o senador Tião Viana (07/2004)
Leia a entrevista exclusiva com o senador Tião Viana, que chama a atenção para o interesse econômico que está por traz da discussão sobre a utilização de células-tronco embrionárias.

Artigo do Profº. Dalton Luiz de Paula Ramos (07/2004)
O professor associado da Universidade de São Paulo, Dalton Luiz de Paula Ramos discute os problemas éticos da utilização das células-tronco embrionárias.

Algumas reflexões sobre células-tronco (07/2004)
O padre Vando Valentin, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC de São Paulo, escreve sobre a necessidade de colocar um limite para as pesquisas com células-tronco embrionárias.

Prêmio Nobel destaca a importância dos aspectos éticos na Ciência (07/2004)
O Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2002, John Sulston faz palestra no Rio de Janeiro e fala sobre Genomas, Patentes,Testes Genéticos,Pesquisa com Células-tronco e Ética na pesquisa com Seres Humanos.

Utilização de células-tronco embrionárias e os princípios da responsabilidade e da solidariedade (06/2004)
As advogadas Maria Helena Lino, Adriana Diaféria e Micheli Meneguelli e a socióloga Maria Celeste Emerick, analisam as justificativas éticas-sociais que amparam o transplante de órgãos a partir da detecção de morte cerebral a fim de compará-lo à utilização de células-tronco embrionárias para tratamentos terapêuticos.

Células-tronco: O Brasil a um passo da criação de órgãos em laboratório (03/2004)
Projeto de Lei de Biossegurança deixa de fora assuntos fundamentais para a saúde pública. Leia Matéria exclusiva do Portal ghente com a opinião do diretor do programa avançado de Biologia Celular Aplicada a medicina da UFRJ Radovan Borojevic e da Coordenadora de Estudos do Genoma Humano, Mayana Zatz.

Células-tronco: Esperança Renovada (03/2004)
A Coordenadora de Estudos do Genoma Humano, Mayana Zatz,comenta as confusões conceituais do Novo Projeto de Lei de Biossegurança.

Células Tronco (02/2004)
Com o uso das células-tronco é possível a criação de órgãos sob medida , em laboratório, acabando com os transplantes.
Entenda a técnica e o porquê do projeto de Lei de Biossegurança dedicar um artigo inteiro a este assunto (artigo em PDF)

Uma abordagem ética e jurídica da utilização de células-tronco embrionárias (12/2003)
O biólogo Rodrigo Guerra e a Jurista Maria Helena Lino alertam para a falta de proteção legal do embrião extra-uterino e discutem a possibilidade de utilização de células-tronco embrionárias como alternativa à cura de doenças.

Legenda:

documento em inglês

formato Adobe Acrobat Reader (*.pdf)