Útero Artificial

Depois da pílula contraconceptiva, da inseminação artificial, da fecundação in vitro, uma próxima etapa será a do útero artificial. Esta técnica, sem dúvida, terá inicialmente funções terapêuticas, substituindo as atuais incubadoras para manter vivos os bebês extremamente prematuros.

Mas ninguém é ingênuo. As técnicas de procriação, inicialmente desenvolvidas com finalidades médicas de tratamento da esterilidade ou de abortos sucessivos, inevitavelmente ultrapassam essas indicações estritamente terapêuticas. Como as inseminações artificiais e as fecundações in vitro, os úteros artificiais serão utilizados para atender a ‘desejos de ter filhos’ que a procriação natural, não medicalizada, não permite satisfazer.

Expondo as condições de realização do útero artificial, Henri Atlan dimensiona as repercussões sociais e culturais, econômicas, políticas, religiosas, e mesmo metafísicas, dessa nova técnica.

Além da dissociação entre sexualidade e procriação já estar em curso, a partir do momento em que homens e mulheres forem iguais diante das restrições que a reprodução da espécie impõe, a assimetria imemorial existente entre eles desaparecerá.

O que caracterizará, no futuro, os gêneros masculino e feminino? Continuando e concluindo, talvez, uma evolução já iniciada, a procriação será cada vez mais medicalizada, enquanto que, paradoxalmente, a parentela será cada vez mais social, cada vez menos biológica.

Mas os dados não estão definitivamente lançados. É impossível prever como o útero artificial moldará o futuro das sociedades humanas. Os mitos e a ficção podem, aqui, iluminar a técnica, mas o "admirável mundo novo" não está assegurado.

Saiba Mais

- De sua opinião sobre a polêmica do útero artificial clique aqui

- Prefácio do livro "O Útero Artificial"
    Em inglês clique aqui
    Em português clique aqui

- Útero Artificial: O atual desafio científico da Reprodução Assistida clique aqui

- Notícias Relacionadas
    24/08/2006 - Cientistas criam útero artificial para tubarões
    22/07/2005 - Los costos de una igualdad llamativamente plana
    25/06/2005 - El "útero artificial"
    11/02/2002 - Ciência Internacional insurge-se contra a notícia da criação de útero artificial

- Bibliografia clique aqui