Livros relacionados à Reprodução Assistida

VIVÊNCIAS EM TEMPO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA: o dito e o não-dito
Esta coletânea de artigos reúne a contribuição de profissionais de diferentes áreas em sua formação, mas que têm em comum uma “assistência” à Reprodução Humana. Os autores trazem reflexões sobre as descobertas e avanços, assim como as interrogações sobre a inserção das mais avançadas tecnologias em Reprodução Humana Assistida no mundo atual. Públicoalvo: médicos, biólogos, psicólogos, psicanalistas, advogados, sociólogos, enfermeiros, assistentes sociais, antropólogos, educadores, estudantes de todas estas áreas e interessados nas questões da Reprodução Humana Assistida.
   
Útero Artificial
O útero artificial, do médico, biofísico e filósofo francês Henri atlan, publicado pela Editora Fiocruz, apresenta o estado da arte na pesquisa em “útero artificial”, biotecnologia de ponta na área da reprodução: se inicialmente seu uso pode ser limitado a funções terapêuticas, como a substituição de incubadoras para manter vivos bebês extremamente prematuros, prevê-se que um dia inevitavelmente sejam usados para atender a “desejos de ter filhos” que a procriação natural não permita satisfazer. atlan trata também das repercussões morais, culturais e sociais de seu emprego, suscitando questões de interesse não apenas para especialistas, mas para o público em geral. “Dentre outras, como ficariam noções tão caras como aquelas relativas ao amor materno, às hierarquias familiares e aos papéis tradicionais femininos e masculinos num mundo futuro onde a evolução da espécie fosse transformada por novas práticas?”, pergunta o professor Fermin Roland schramm, que assina o texto da contracapa.
Fonte: Revista Radis
Clique aqui para mais detalhes

   
A Reprodução Assistida em Face da Bioética e Biodireito
Tycho Brahe Fernandes, 2000, ISBN: 85-8751-413-X, Editora Diploma Legal, 140 páginas

O autor, em manifesta prova de sensibilidade, questiona o desejo de ascendência, a partir da transposição da reprodução natura à reprodução assistida. E, a partir da fecundação in vivo e fertilização in vitro, indaga sobre o tormentoso e crucial problema do direito de propiciar, que na sua ótica só se justifica na medida em que são levados em consideração 'os interesses da criança que será gerada'. Resgata-se assim, o princípio constitucional da paternidade responsável, que rechaça as propostas egoísticas e só legitima o verdadeiro projeto parental, ainda não suficientemente compreendido nos segmentos médico-jurídicos.

   
Compêndio de Reprodução Humana
Manoel de Almeida Moreira, 2002, ISBN: 85-7309-603-9, Editora Revinter, 523 páginas
Esta é uma obra fácil de ler, completa e prática, que deve ser usada tanto por aqueles que se iniciam na prática da reprodução, quanto pelos já especializados. Nele encontramos os ensinamentos práticos de quem, ao longo do tempo, soube tirá-lo da experiência clínica.
   
Reproducao Assistida - Até Onde Podemos Chegar
Deborah Ciocci A Oliveira, ISBN: 85-8535-181-0, Editora Gaia.

   
Reproducao Assistida e Dignidade Humana
Alejandro D. Bolzan, ISBN: 85-7311-726-5, Editora Paulinas.
   
Reprodução e Sexualidade - Uma Questão de Justiça
Silvia Pimentel; Flavia Piovesan; Outros; Mirian Ventura; Samantha Buglione, 2002, ISBN: 85-7525-195-3, Editora Sergio A. Fabris, 176 páginas.

Este livro aborda os seguintes temas:
- estimulando a efetivação dos direitos reprodutivos;
- os direito reprodutivos como direitos humanos;
- direitos sexuais e reprodutivos: afinal, de que falamos?;
- assessorias jurídicas das ONGS/Aids e a sua contribuição para a efetivação dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS no Brasil;
- legítima defesa de honra;
- reprodução e sexualidade: uma questão de justiça.
   
Reprodução Humana Assistida
Bruno Brum Scheffer; José Remohí; Juan Antonio García-velasco, 2003, ISBN: 85-7379-574-3, Editora Atheneu.

Esta obra vem marcar de forma inédita em língua portuguesa, a contribuição científica e didática dos maiores especialistas do assunto em nível internacional, e que no livro são titulados como editores. Pela atualização de seu conteúdo e pelo alto nível científico de sua equipe autoral, é livro que reflete a conquista da infertilidade sobre seus próprios limites.