Publicações do Projeto Ghente

Novas Tecnologias da Genética Humana: avanços e impactos para a saúde
Organizador por Maria Celeste Emerick, Karla Bernardo e Wim Degrave

- Leia a matéria sobre o livro. clique aqui
- Leia os artigos do livro. clique aqui
- Dê sua opinião. clique aqui

   
Genoma Humano: aspectos éticos, jurídicos e científicos da pesquisa genética no contexto amazônico
Organizado por Maria Celeste Emerick, Wim Degrave, Maria Helena Lino, Marlene Braz, Eliane Moreira e Gysele Amanajás
Evento realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2005, no Centro Universitário do Pará – CESUPA, Belém - PA
O Projeto Ghente em conju
nto com o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) compreendendo a importância de inserir esta temática na região amazônica, propôs a realização de oficina em Belém, voltada ao debate e encaminhamento de ações destinadas à proteção do genoma humano no contexto amazônico. A oficina é fruto do desejo de travar uma discussão sobre as implicações das atividades científicas, em especial daquelas vinculadas às novas tecnologias no âmbito das ciências da vida, lançando sobre estas atividades um olhar multidisciplinar, capaz de absorver as peculiaridades dos impactos destas atividades na região amazônica.
O conteúdo completo deste livro encontra-se disponível no site. Para ter acesso clique aqui
   

Acesso, Uso e Remessa de de Material Genético Humano: indicativos de regulamentação no Brasil
Organizado por Maria Celeste Emerick, Angélica Pontes, Adriana Diaféria e Wim Degrave
Oficina realizada em 18 de
junho de 2004, na residência oficial da Fundação Oswaldo Cruz
O significativo avanço tecnológico na área de saúde possibilitou o desenvolvimento de pesquisas que implicam no acesso ao genoma humano. Ao mesmo tempo em que se vislumbram novas possibilidades de tratamento e cura de doenças graves, o acelerado desenvolvimento tecnológico suscitou questionamentos éticos e jurídicos de grande complexidade que devem ser discutidos interdisciplinarmente, de forma a abranger os interesses sociais, políticos e econômicos inerentes à nossa sociedade.

O conteúdo completo deste livro encontra-se disponível no site. Para ter acesso clique aqui

   
Limite: a ética e o debate jurídico sobre acesso e uso do genoma humano
Organização de Fernanda Carneiro e Maria Celeste Emerick. Rio de Janeiro, 2000, Editora FIOCRUZ, ISBN 85-85471-13-1, 244 páginas
Novas abordagens da Ética e do Direito em torno do acesso e uso do genoma humano – este é o viés do debate colocado neste livro. Pensadores e pesquisadores de primeira linha compartilham com você descobertas e reflexões em torno do poder e do dever que novas categorias expostas a partir das novidades das pesquisas. O livro recusa a pseudo-neutralidade presente em muitos discursos e abre portas para “admitir, propor e vivenciar a experiência do limite.”
O conteúdo completo deste livro encontra-se disponível no site. Para ter acesso clique aqui
   
A Moralidade dos Atos Científicos
Organizado por Fernanda Carneiro, Rio de Janeiro, 1999, Editora FIOCRUZ;
155 páginas
O exame das questões polêmicas em que se debruçam os Comitês de ética em Pesquisa ganha, neste livro, uma atenção útil e inovadora, a partir das visões de pesquisadores de diversas áreas. Resultado de Seminário realizado pela FIOCRUZ em 1999, traz uma perspectiva dialógica, propondo questões instigantes quanto ao poder da ciência; consentimento livre e esclarecido; e o cotidiano das pesquisas. Onde a posição moral e teórica dos autores é oferecida como ponto importante e inicial de um debate que, por certo, estende-se para além do próprio livro.
O conteúdo completo deste livro encontra-se disponível no site. Para ter acesso clique aqui
   
Recursos Genéticos Humanos
Maria Celeste Emerick, Fernanda Carneiro (orgs.), Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 1997.
Mais uma vez, o diálogo é a motivação inicial e o pano de fundo onde se estendem as colocações deste livro em torno da pergunta: Seria pleno o acesso aos recursos genéticos humanos? Fruto de evento organizado pela FIOCRUZ em dezembro de 1996, os temas tratados neste livro permanecem atuais e possibilitam novas perspectivas à sua reflexão.
O conteúdo completo deste livro encontra-se disponível no site. Para ter acesso clique aqui