O Projeto Ghente é um  espaço de informação e de debate social, que reúne  pensadores das ciências biológicas, sociais e humanas para  discutir as implicações das modernas biotecnologias na área da saúde. Interagem instituições de pesquisa e de ensino,organizações governamentais e não governamentais, legislativo e a sociedade. O principal objetivo do Projeto Ghente é difundir informações e incentivar o debate para contribuir no aprimoramento de políticas públicas em saúde.

Clonagem, Células-tronco, Reprodução Assistida, Farmacogenética, Patentes Biotecnológicas, Bioética, Ética em pesquisa, Nanobiotecnologia e Genoma Humano são temas  que fazem parte do dia-a-dia das discussões.

As  reflexões multidisciplinares propostas pelo Projeto Ghente resultam na elaboração  de pareceres e  Notas Técnicas que contribuem para o Executivo e o Legislativo na elaboração de Leis em saúde.

O Projeto Ghente utiliza três importantes ferramentas.  O Site Ghente, as Oficinas de Trabalho e a lista de discussão Ghente-l.  

A lista Ghente-l é um instrumento interativo de comunicação na Internet, onde os participantes do Projeto Ghente têm a oportunidade de trocar conhecimentos  através das discussões dos temas ligados às ciências sociais, jurídicas, biológicas e humanas. Atualmente, a lista reúne cerca de 280 integrantes, número que aumenta a cada mês.

As oficinas de trabalho reúnem especialistas de todo o Brasil para debater os temas de destaque do Projeto Ghente, visando a proposição de medidas que venham contribuir com as políticas públicas brasileiras  na área da saúde. O resultado deste trabalho pode ser conferido nas  Notas Técnicas, Pareceres, Livros, Artigos  e demais publicações do Projeto Ghente.

No Portal Ghente, artigos científicos dividem espaço com entrevistas exclusivas. Especialistas de notório saber apresentam as últimas novidades e os internautas interagem com o projeto incluindo suas opiniões no fórum de discussão. Uma das páginas mais acessadas é a seção de clippings, um banco de dados atualizado diariamente com as principais matérias publicadas na mídia. O Portal Ghente disponibiliza também uma seção jurídica completa, com as leis, pareceres e projetos de lei relacionados aos temas em destaque no projeto.

Clique aqui para fazer o download do multimídia do Projeto Ghente

Por que Ghente com h?

O h de Humano inclinado, na palavra GhENTE, simbolizaria a interferência na gen-te, através de biotecnologias em esferas antes inalcançáveis como a genética humana, imprevisível. As consequências desse acesso escapa à quaisquer previsões de curto prazo. Pode provocar mutações imperceptíveis no presente, e não se pode assegurar a não maleficência da intervenção no futuro. Este fato torna impossível uma intervenção formatada como uma programação blocada. Somos inadequados a projetos de engenharia e a relação com o meio físico e afetivo é marcante na vida humana. Daí...mexer com gente dá... GhENTE.

Fernanda Carneiro