O Projeto Ghente é um espaço de informação e de debate social, que reúne pensadores das ciências biológicas, sociais e humanas para discutir as implicações das modernas biotecnologias na área da saúde. Interagem instituições de pesquisa e de ensino,organizações governamentais e não governamentais, legislativo e a sociedade. O principal objetivo do Projeto Ghente é difundir informações e incentivar o debate para contribuir no aprimoramento de políticas públicas em saúde.
Clonagem, Células-tronco, Reprodução Assistida, Farmacogenética, Patentes Biotecnológicas, Bioética, Ética em pesquisa, Nanobiotecnologia e Genoma Humano são temas que fazem parte do dia-a-dia das discussões.
As reflexões multidisciplinares propostas pelo Projeto Ghente resultam na elaboração de pareceres e Notas Técnicas que contribuem para o Executivo e o Legislativo na elaboração de Leis em saúde.
O Projeto Ghente utiliza três importantes ferramentas. O Site Ghente, as Oficinas de Trabalho e a lista de discussão Ghente-l.
A lista Ghente-l é um instrumento interativo de comunicação na Internet, onde os participantes do Projeto Ghente têm a oportunidade de trocar conhecimentos através das discussões dos temas ligados às ciências sociais, jurídicas, biológicas e humanas. Atualmente, a lista reúne cerca de 280 integrantes, número que aumenta a cada mês.
As oficinas de trabalho reúnem especialistas de todo o Brasil para debater os temas de destaque do Projeto Ghente, visando a proposição de medidas que venham contribuir com as políticas públicas brasileiras na área da saúde. O resultado deste trabalho pode ser conferido nas Notas Técnicas, Pareceres, Livros, Artigos e demais publicações do Projeto Ghente.
No Portal Ghente, artigos científicos dividem espaço com entrevistas exclusivas. Especialistas de notório saber apresentam as últimas novidades e os internautas interagem com o projeto incluindo suas opiniões no fórum de discussão. Uma das páginas mais acessadas é a seção de clippings, um banco de dados atualizado diariamente com as principais matérias publicadas na mídia. O Portal Ghente disponibiliza também uma seção jurídica completa, com as leis, pareceres e projetos de lei relacionados aos temas em destaque no projeto.
Clique aqui para fazer o download do multimídia do Projeto Ghente
Por que Ghente com h?
O h de Humano inclinado, na palavra GhENTE,
simbolizaria a interferência na gen-te, através
de biotecnologias em esferas antes inalcançáveis
como a genética humana, imprevisível. As consequências
desse acesso escapa à quaisquer previsões de
curto prazo. Pode provocar mutações imperceptíveis
no presente, e não se pode assegurar a não maleficência
da intervenção no futuro. Este fato torna impossível
uma intervenção formatada como uma programação
blocada. Somos inadequados a projetos de engenharia e a relação
com o meio físico e afetivo é marcante na vida
humana. Daí...mexer com gente dá... GhENTE.
Fernanda
Carneiro

|