Células-tronco: Impactos positivos e negativos para a saúde

Projeto Ghente realiza evento aberto ao público na FIOCRUZ e reúne os principais especialistas brasileiros na área.

O evento será transmitido ao vivo pela Rede Fiocruz. saiba mais

Karla Bernardo

Programação do Evento
Veja a programação do evento que acontecerá dia 18 de maio de 2006. Clique Aqui

Perguntas Frequëntes sobre o evento
Dúvidas sobre o evento. Clique Aqui

Clippings
Veja o conteúdo relativo ao evento divulgado pela mídia:
- Jornal O Globo - Revista O Globo Clique Aqui
- Site da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Clique Aqui
- Revista Radis. Clique Aqui

Células-tronco: saiba mais
O médico, coordenador do Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz - Bahia, Ricardo Ribeiro dos Santos, dá o estado da arte da terapia com células-tronco e destaca a supremacia do Brasil nesta área. Clique Aqui

Contribuir para as discussões em torno do avanço das pesquisas com células-tronco no Brasil e seus impactos positivos e negativos na vida e na saúde das pessoas. Este é o objetivo do evento “Células-tronco: possibilidades, riscos e limites no campo das terapias no Brasil”. O evento, aberto ao público,  será realizado na FIOCRUZ/RJ, no dia 18 de maio de 2006 e vai reunir os principais representantes brasileiros na área da ciência, da ética e do direito, para um debate sobre os avanços e as implicações éticas das pesquisas e terapias no Brasil. Este encontro é uma realização do Projeto Ghente/GESTEC/Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da FIOCRUZ e tem o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT) e Centro Universitário do Pará (CESUPA).

 

Revista Radis: Células-Tronco
Veja a cobertura completa do evento "Células-tronco, possibilidades, riscos e limites das terapias no Brasil" realizada pela Revista RADIS, edição julho 2006.

A revista está na íntegra no formato Adobe Acrobat Reader (*.pdf)

Os especialistas brasileiros estão confiantes no potencial de cura das células-tronco, cujo principal projeto nacional é o “Estudo Multicêntrico Randomizado de Terapia Celular em Cardiopatias”, através do qual trezentos  centros em todo o Brasil vão aplicar células-tronco adultas para o tratamento de diferentes cardiopatias. Para Maria Celeste Emerick, coordenadora do Projeto Ghente, “ É  importante que a sociedade seja informada sobre o potencial destas pesquisas e o impacto na saúde humana. O Portal  Ghente (www.ghente.org) é uma importante  fonte de informações na área”, recomenda.

Dentre os palestrantes e debatedores estão: Ricardo Ribeiro dos Santos/FIOCRUZ/BA, Antonio Carlos Campos Paes de Carvalho/UFRJ, Hans Dohmann/Pró-Cardíaco, Carlos Morel/FIOCRUZ, Arnaldo Pineshi/CREMERJ, Eliane Moreira/CESUPA, Marlene Braz/IFF, Maria Cláudia Brauner/DECIT, entre outros. As palestras e os debates ocorrerão das 9:00 às 18:00 e a partir deste horário será apresentada uma síntese dos principais pontos destacados no encontro. Este material será encaminhado ao Executivo e ao Legislativo como contribuição científica-social  sobre o tema células-tronco.

Será lançado durante este evento o primeiro livro da série “Acesso e uso de genomas em saúde”, com o título: Acesso, Uso e Remessa de Material Genético Humano: indicativos de regulamentação no Brasil, livro organizado a partir de evento promovido pelo Projeto Ghente no ano de 2004, editado em parceria com a Comissão de Acesso e Uso do Genoma Humano do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde(DECIT), com distribuição gratuita.

Principais temas que serão abordados:
- Estado da arte das aplicações das células-tronco no Brasil;
- Previsões de aplicabilidade das células-tronco a curto, médio e longo prazo;
- Importância da utilização de células-tronco totipotentes e pluripotentes em cada campo de trabalho;
- Limites, desvantagens e riscos da aplicação da técnica na atualidade e no futuro;
- Vigilância em saúde no uso seguro das pesquisas e terapias com células-tronco;
- Ética nas pesquisas e terapias com células-tronco embrionárias;
- Regulamentação das Pesquisas e Terapias envolvendo células-tronco.

Para fazer download do programa do evento, Clique aqui. 101 Kb - formato Adobe Acrobat Reader (*.pdf)

Perguntas Frequentes sobre o evento

- Emissão de Certificado
Ao final do evento, os interessados em obter o certificado de participação no evento "Células-tronco: possibilidades e riscos das terapias no Brasil" solicitarão aos organizadores do evento para a posterior entrega do documento.
 
- Horário
A partir das 8:00 da manhã, do dia 18 de maio de 2006, a equipe do Projeto Ghente estará na entrada do auditório do Museu da Vida para realizar a entrega de credenciais e material informativo aos inscritos no evento.
O evento começará às 9:00 da manhã e está previsto para terminar por volta das 18:00, com parada para lanche no próprio local.
 
- Como chegar ao local do evento
O Museu da Vida está localizado no Campus da Fiocruz/Rio de Janeiro, na Av.Brasil,4365, em Manguinhos. Ao entrar na Fiocruz pela portaria principal (Av.Brasil), virar a primeira à esquerda e depois virar a primeira à direita. O Museu da Vida é um prédio de cor branca, em frente à Biblioteca de Manguinhos. A entrada para o auditório é pela lateral do prédio.
 
- Dúvidas
Envie sua dúvida para o email ghente@ghente.org.


Saiba Mais

  • O médico, coordenador do Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz - Bahia, Ricardo Ribeiro dos Santos, dá o estado da arte da terapia com células-tronco e destaca a supremacia do Brasil nesta área. Clique Aqui