Seleção natural determina predisposição a doenças
Domingo 03 de Fevereiro 2008 Fonte : Último Segundo

AFP

A seleção natural participou significativamente da diversidade das populações humanas modernas e em sua diferente sensibilidade a enfermidades, segundo um estudo genético do genoma elaborado por pesquisadores do Instituto Pasteur, em Paris.

As diferenças na cor do cabelo, na estatura ou na sensibilidade a certas doenças, observadas nas diferentes populações humanas hoje em dia, resultam de um processo de adaptação ao entorno, segundo esta ampla análise do genoma, publicada neste domingo na edição on-line da revista especializada Nature Genetics.

"É a primeira vez que mostramos, em escala do genoma, que a seleção natural participou na diferenciação das populações e em sua adaptação ao meio", comentou para a AFP Lluis Quintana-Murci, do Instituto Pasteur.

O estudo permitiu a identificação de 582 genes que variam segundo as populações. "Estes genes teriam se diferenciado há entre 60.000 e 10.000 anos", segundo os pesquisadores.

Alguns desses genes estão envolvidos nas diferenças físicas (pigmentação da pele, espessura do cabelo), e outros na reação a agentes patogênicos. Assim, uma mutação de um gene CR1 encontrado em 85% dos africanos mas ausente em europeus e asiáticos (chineses, japoneses) aporta um certo grau de proteção contra as formas graves de malária.

"Estes genes participaram da adaptação ao entorno, e suas mutações trazem vantagens seletivas, desempenhando um papel importante em cada indivíduo", destaca Quintana-Murci.

Deste modo, uma boa adaptação a um entorno nutricional relativamente frugal poderia, em parte, ser a causa da maior vulnerabilidade à obesidade e à hipertensão arterial de um africano na sociedade americana da abundância, exemplifica o cientista.

O trabalho foi realizado com a ajuda dos dados do consórcio público internacional "HapMap".

A análise foi baseada em 210 indivíduos representativos das diferentes populações humanas. O nível das diferenças entre populações foi medido com mais de 2,8 milhões de parâmetros.

Enviar este clipping por Email Imprimir este clipping