Senado pede investigação sobre cobaias
Segunda-Feira 12 de Dezembro 2005 Fonte : Estadao.com.br

São Paulo - A Comissão de Direitos Humanos do Senado solicitou ao Ministério Público que investigue o uso de cobaias humanas em estudo desenvolvido pela Universidade da Flórida (EUA) em um povoado no Amapá, conforme reportagem da Agência Estado distribuída na sexta-feira. Três dos moradores teriam desenvolvido os sintomas da malária durante a pesquisa.

O estudo usava moradores de São Raimundo da Pirativa para que capturassem e alimentassem com o próprio sangue os mosquitos transmissores da doença.

"Apresentei este caso (ao Ministério Público), mas quero saber se há outros similares no Brasil", disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Os participantes tinham de capturar e alimentar pelo menos 100 mosquitos com o seu sangue duas vezes por ano. Eles recebiam R$ 108 pelo trabalho.

O coordenador local do estudo, Alan Kardec Galardo, nega as acusações e garante que os cobaias só passaram por uma única sessão, e que as pessoas doentes obtiveram auxílio médico.

O Ministério da Saúde informou que o estudo foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e cabe ao Ministério Público apurar.

Enviar este clipping por Email Imprimir este clipping