Pesquisa revela origem comum entre homens e insetos
Quinta-Feira 08 de Dezembro 2005 Fonte : Estadao.com.br

Londres - O intestino da mosca de fruta tem um mecanismo de células-tronco parecido com o do homem, o que traz à tona a origem comum de homem e insetos, segundo um estudo feito por uma equipe de especialistas da Carnegie Institution, em Baltimore (Maryland), publicado pela revista científica britânica Nature.

A pesquisa constatou os mesmos mecanismos de células-tronco em funcionamento tanto no sistema digestivo do homem como no trato intestinal deste tipo de mosca. As células-tronco estão programadas para se transformar em diferentes tipos de tecidos dentro do corpo humano. No sistema intestinal, as células envolvidas no processo digestivo são constantemente renovadas pelas células-tronco.

"O fato de as moscas de fruta terem o mesmo programa genético em seus intestinos que os humanos indica que fomos ´cortados´ pelo mesmo patrão evolutivo há mais de 500 milhões de anos", disse o doutor Benjamin Ohistein, da equipe de pesquisadores.

Para chegar a estes resultados, o grupo de especialistas se concentrou no funcionamento de um intestino pequeno, onde os alimentos se dividem nos diferentes nutrientes para que estes sejam absorvidos pelo corpo.

Os cientistas se fixaram em dois tipos de células: as que ajudam a dividir a comida e a transportar as moléculas do alimento, e as que produzem os hormônios peptídicos.

Da mesma forma como ocorre com os humanos, as células que funcionam nos aparelhos digestivos destes insetos são compostas pelo grupo de células-tronco.

Outro ponto comum com os humanos e outros vertebrados é que as células-tronco são capazes de se transformar em diferentes tipos de células. De acordo com os cientistas, com esta pesquisa se pretende chegar a um melhor entendimento das doenças do sistema intestinal humano, incluindo alguns tipos de câncer.


EFE

Enviar este clipping por Email Imprimir este clipping