The Boys From Brazil - Mais Detalhes

Os clones de Hitler

The boys from Brazil discute a clonagem humana sob um viés interessante e pouco abordado: a importância de fatores culturais e ambientais na formação das características das pessoas. A influência dos genes seria, sob a ótica apresentada nesta película, menor do que usualmente exibido na grande mídia, que expressa uma atitude excessivamente em prol do determinismo genético.

O tema geral do filme é um secreto e tenebroso projeto conduzido por Dr. Josef Mengele, com ajuda do Terceiro Reich. O leitor já deve estar imaginando o objetivo: clonar Adolf Hitler!

Sob a direção de Franklin J. Schaffaer, a trama começa quando idosos de 65 anos morrem em vários países. Um famoso caçador de nazistas, Ezra Liberman, começa a suspeitar disso e pouco a pouco decifra a conspiração. Clones do ditador foram criados e enviados para famílias que têm as mesmas características da família de Hitler (profissão dos pais, pai que morre aos 65 anos, filho único etc.). Apesar de minuciosamente preocupado com a influência familiar na definição da personalidade das pessoas, curiosamente o roteiro não considera questões culturais – e os bebês são enviados para diferentes países.

Realizado em 1978, o filme está um pouco mais envelhecido do que deveria. Mas só a presença de Gregory Peck (no papel de Mengele em sua casa na Floresta Amazônica) e de Laurence Olivier (o obstinado caçador de nazistas) já agrada até mesmo os cinéfilos que não estão muito preocupados com os possíveis impactos das novas tecnologias da genética.

Uma cena que merece destaque é a que o ótimo Bruno Ganz (ator que acabou ficando mais conhecido pelo filme "Asas do desejo", de Wim Wenders), no papel de cientista, mostra todo o processo de clonagem em laboratório. Seguindo a tônica do filme, o personagem de Ganz ressalta "que não basta clonar um indivíduo para ele ser um Mozart ou um Picasso", o background ambiental também deve ser reproduzido.

Luisa Massarani, Museu da Vida COC-FIOCRUZ

Título Original: The Boys From Brazil
Título: Os Meninos do Brasil
Gênero: Drama, Sci-Fi, Terror
Elenco: Gregory Peck, Laurence Olivier, James Mason, Lilli Palmer, Uta Hagen, Steve Guttenberg, Denholm Elliott, Rosemary Harris, John Dehner, John Rubinstein, Anne Meara, Jeremy Black, Bruno Ganz, Walter Gotell, David Hurst.
Lançamento: 1978
Duração:
123 minutos
Diretor: Franklin J. Schaffner
Escrito por: Ira Levin, Heywood Gould
Produzido por: Martin Richards, Stanley O'Toole
Produção Executiva: Robert Fryer
Diretor de Fotografia: Henri Decae
Distribuido por:
20th Century Fox, Avid Home Entertainment, ITC Entertainment Group