O Sexto Dia - Mais Detalhes

Os avanços na área de genética nos têm levado a imaginar, num futuro próximo, uma sociedade em que os bebês são geneticamente moldados em laboratório, os alimentos são todos transgênicos e clones de homens e animais são fatos corriqueiros do dia-a-dia.
É neste cenário que o piloto Adam Gibson, um pai de família tipicamente americana, chega em casa após um dia de trabalho e descobre que uma cópia perfeita tomou seu lugar!
De uma maneira instigante, o filme O sexto dia reúne preocupações éticas, morais e legais em torno das novas tecnologias da genética, em particular da clonagem humana. Os riscos da biotecnologia e a possibilidade de perda de controle dos produtos dela resultantes também estão presentes no roteiro.
O filme sugere, ainda, a importância de se estabelecerem limites para os cientistas e para suas pesquisas. Um dos seus pontos inovadores é apresentar o clone como um ser humano comum, com seus dilemas e sua crise de identidade.
Está enganado quem imaginou que verá uma apologia contra as novas tecnologias. Misturando uma postura crítica e irônica, este filme hollywoodiano também apresenta supostas vantagens da clonagem. E tudo isto no ritmoà la James Bond, com muitas perseguições, explosões, empresários inescrupulosos e cientistas arrependidos.
O panorama é de ficção científica, mas pode estar mais próximo do que pensamos. Objetos futuristas se espalham pela tela, mundos virtuais e reais se interpenetram. Cães e gatos clonados combinam com a decoração da casa - de dar inveja em nossas socialites!
A direção é de Roger Spottiswoode, que também esteve à frente do 007 Tomorrow Never Dies. No elenco, Arnold Schwarzenegger em dose dupla (como Adam e... Adam), Michael Rapaport e Robert Duvall.
Mesmo para quem não gosta do ritmo bondiano e de Schwarzenegger, vale a pena se desviar dos tiros e resistir à correria! O sexto dia - uma referência à passagem bíblica em que Deus criou o homem no sexto dia - foi lançado no final do ano passado e está disponível nas videolocadoras.

Luisa Massarani, Museu da Vida COC-FIOCRUZ


Título Original: The 6th Day
Título: Sexto Dia
Gênero: Ficção Científica / Ação
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Michael Rapaport, Tony Goldwyn, Michael Rooker, Sarah Wynter, Wendy Crewson e Robert Duvall
Lançamento: 27/10/2000
Duração:
124 minutos
Diretor: Roger Spottiswoode
Escrito por: Cormac Wibberley e Marianne Wibberley
Produzido por: Mike Medavoy, Arnold Schwarzenegger, Jon Davison
Produção Executiva: David Coatsworth e Daniel Petrie JR
Diretor de Fotografia: Pierre Mignot
Produzido por: Phoenix Pictures
Distribuido por:
Columbia Pictures